terça-feira, 30 de janeiro de 2018

DOMINÓS NO BETO DE BANANEIRAS

Ao jogar na casa do amigo Beto junto com Nezinho e El Chapatín, nos divertíamos durante minhas férias na Bananeiras jogando dominó. Em dupla ou em quarteto, confesso que no começo achava difícil, cheguei a jogar em São Paulo com amigos mas não compreendia as regras, talvez pela paciência dos companheiros em explanar então acabava deixando a curiosidade de lado.

Sala da casa do Beto em Bananeiras (Fotos: Clóvis S. Dias)

Foram situações engraçadas, quando jogamos com crianças a bagunça é total, ao embaralhar se mexiam a cabeça achando que era parte do ritual, outra ao saber que estava perdendo no jogo encostava a mão e colocava pedra na ponta, por isso é bom contar as pedras na mesa para tanto saber quais estão acabando e também se não há jogadas erradas, também verificar se alguém não está de manga ou se não caíram por acaso. Aprendendo com a molecada.

E agora neste post, apesar de ter jogado várias partidas, peguei gosto de jogar, pesquisei na internet na volta da viagem conheci mais sobre o jogo que é antigo, com diferenças e curiosidades.

ORIGEM

Existem várias versões que tentam decifrar de onde veio o jogo, mas nenhuma delas até hoje pôde ser confirmada.

Acredita-se, porém, que ele tenha surgido na China, inventado por um soldado chamado Hung Ming, que teria vivido de 243 a 181 a.C. Os primeiros indícios da presença do dominó na Europa são de meados do século XVIII, quando era jogado nas cortes de Veneza e Nápoles. As peças eram feitas de ébano, com pontos de marfim, representando os números.

Já na Europa, há sete peças a mais, combinando esses números também com o zero. Alguns estudiosos sustentam até que, por ser extremamente simples, o jogo pode ter aparecido simultaneamente em várias partes do mundo – como o jogo-da-velha. O Dominó oriental compõe-se de 21 peças (sendo que é excluído o zero das peças). Já nos Estados Unidos são utilizados dois tipos de dominós com 21 peças e 55 peças (numeradas de 0 a 9).

O nome dominó provavelmente deriva da expressão latina domino gratias, que significa “graças a Deus”, dita pelos padres europeus enquanto jogavam. Atualmente, o dominó é jogado em quase todos os países do mundo, mas é mais popular na América Latina. Na China, ele deu também origem a outro jogo, mais complexo: o Mah Jong.

No Brasil, o jogo teria chegado com os portugueses no século XVI, transformando-se em entretenimento para os escravos.

PEDRAS


Conjunto de dominós duplo-seis.

As pedras são geralmente denominadas de acordo com os números em suas pontas. Assim, uma pedra com um 3 de um lado e um 4 do outro, é chamada de três-quatro, por exemplo. Peças com números iguais em ambas as pontas são chamadas "duplos" ou "carroças". Em um jogo de peças, nenhuma delas apresenta uma combinação de "pontas" igual a outra.

Pedras com o mesmo número em uma das pontas são consideradas do mesmo naipe. No caso do conjunto conhecido como duplo-seis, em que a pedra de maior valor é aquela com seis pontos nas duas pontas, as pedras 1-0, 1-1, 1-2, 1-3, 1-4, 1-5 e 1-6 pertencem todas ao naipe de "1", sendo que cada peça, exceto os duplos, sempre irão pertencer a dois naipes.

Conjuntos

Embora raramente encontrados no Brasil, os jogos de dominós podem se apresentar em outras versões, além do conhecido duplo-seis. Além deste, existem também o duplo-nove, duplo-doze, duplo-quinze e duplo-dezoito. A quantidade de pedras em cada conjunto varia de acordo com as combinações possíveis entre as pontas disponíveis.

Conjunto Pedras Pontos

  • Duplo 6 28 pedras 168 pontos
  • Duplo 9 55 pedras 495 pontos
  • Duplo 12 91 pedras 1092 pontos
  • Duplo 15 136 pedras 2040 pontos
  • Duplo 18 190 pedras 3420 pontos


REGRAS

No Brasil, a forma mais comum de jogar, é por quatro jogadores individuais, que receberão sete pedras cada um, pode-se também jogar entre duplas (4 jogadores 2x2), onde cada jogador recebe 6 ou 7 peças, ou jogar-se em 2 ou 3 jogadores com 6 ou 7 pedras cada um e o restante das pedras ficam para comprar no caso do oponente não ter a pedra da vez, o oponente deve comprar até que encontre a peça que possa usar, não se pode em nenhuma hipótese comprar peças a mais, ou seja continuar comprando pedras mesmo depois de ter pego a pedra que da vez (a que você passou), para não prejudicar os demais, se isso for realizado é considerado roubo e a partida é recomeçada, ao jogador que realizar esse "roubo" lhe será retirado 2 pontos. No estado de São Paulo - Brasil, é muito comum o jogo individual (quatro jogadores, cada um por si). Particularmente em Pernambuco e na Paraíba - Brasil, a forma de se jogar entre duplas é distinta. Cada um dos 4 jogadores recebe, em vez de 7, apenas 6 peças, ficando assim 4 peças fora do jogo, compondo o chamado "dorme". Só no final de cada partida essas pedras do "dorme" são conhecidas.

O primeiro a jogar pode ser definido por várias regras:

O que tem a pedra 6x6 (sena, camburão, carroça, carreta, carrilhão, carreirão, carretão, bucha, dozão, carrão, bomba, dôbre, dublê) sempre começa a partida, ou

Quem sortear a peça mais alta antes de iniciar a primeira partida iniciará, as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador, ou

Sai com qualquer pedra quem ganhou a partida (queda) anterior, observando as peças dobradas (sena, quina, quadra, terno, duque, às, zero, carroça, barata, carreta, carrilhão, carretão, bucha, dozão, carrão, bomba, dôbre, dublê). Na maioria dos casos o jogo evolui no sentido horário, como a grande maioria dos jogos.

O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos habitual). Jogar para o "fecha" não é modalidade comum nas mais nobres mesas de jogos, sendo permitido somente o "fecha" natural. Jogar no "fecha" forçado também é parte da estratégia, afinal você não vai abrir o jogo para outro "bater". Aquele que fechar o jogo forçadamente, terá que ter menos pontos que seus adversários obrigatoriamente, se empatar em pontos, também perde a partida.

Quem baixar todas as peças ganha os pontos da soma de todas as peças que sobrarem na mão do adversário (partida de cem pontos); ou ganha a mão (partidas de seis pontos).

O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar peças, geralmente quando as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este número na mão dos jogadores.

Quando o jogo fica fechado naturalmente, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e leva a pontuação em peças na mão do adversário, no caso de jogo por pontos.

Geralmente uma disputa de dominó é feita em várias partidas consecutivas e a dupla que acumular 6 pontos primeiro é a vencedora. Uma batida normal (em uma única "cabeça") vale 1 ponto, mesma pontuação quando o jogo trancar e acontecer a contagem, batida de "carroça" vale 2 pontos, o famoso "lá e ló" que significar bater com uma pedra simples nas duas pontas, vale 3 pontos, já o "lá e ló" de carroça, também chamada de "quadrada", "cruzada" ou "carroça cruzada" vale 6 pontos. caso algum jogador inicie o jogo com 4 carroças, as pedras são repostas na mesa, dando início a uma nova partida que valerá o dobro de pontos. caso saia com 5 carroças ganhará 1 ponto (a partida seguirá normal), caso saia com 6 ganhará a partida de imediato (fato este muito raro).

Quando há empate de pontos perdidos na mão, perde quem tiver o maior número de pontos na mão com a soma das pedras restante em seu poder,[4] nesse caso o double de "zero" valerá 15 pontos, se persistir o empate, quem perde é o que jogou por último. Se algum jogador que sofreu a batida terminou com o doble de zero, esse jogador ganha os pontos da batida.

Quando um jogador faz jogadas inócuas, impensadas ou tolas, causando claro prejuízo ao parceiro é denominado "Príncipe", forma amiga de cognominá-lo de 'Principiante', podendo este chegar ao título de "Rei" se permanecer jogando da forma não esperada, forma amiga de 'retardado'.

Regra resumida

Cada jogador pega uma peça de cada vez no monte até que todas estejam distribuídas. Uma pessoa sorteada começa o jogo, revelando uma peça. Então, no sentido dos ponteiros do relógio, os jogadores, um a um, vão juntando peças pelas figuras iguais às das pontas do conjunto que vai se formando. Se um jogador não tiver nenhuma peça com ilustrações iguais às das pontas, ele fica uma rodada sem jogar. Ganha quem conseguir se livrar de todas as suas peças antes dos outros.

Variantes

  • Variação Pé-de-galinha, jogada com um conjunto duplo-nove. As variantes dos regras do dominó são muitas e ocorrem tanto em função das formas de jogar um mesmo conjunto, quanto por causa dos diferentes tipos de conjuntos, ou ainda pela existência de formatos diferente de peças derivadas do dominó original.
  • Dominó Amazonense
  • Jogada de Príncipe
  • Estratégia Faro Fino
  • Duque´s players
Variantes que usam as mesmas pedras do dominó tradicional
  • Dominó belga

Variantes que usam pedras derivadas do dominó tradicional
  • Triominos / Trio Dominó

Tipos de Jogos
  • Duplo 6
  • Tradicional (Sentido Anti-horário);
  • Ponta de Cinco (Sentido Horário).
  • Duplo 12
  • Dominó Mexicano.

Outros usos

Além do uso em jogos de estratégia, as peças de dominó podem ser usadas no passatempo de alinhá-las em pé, em longas sequências fazendo que a primeira das pedras, quando derrubada, derrube a peça seguinte, e assim por diante, até que todas finalmente caiam.

Um número considerável de pessoas tem se dedicado a compor arranjos de dominós contendo milhões de peças, que chegam a levar vários minutos para serem totalmente derrubadas. O interesse é suficientemente grande para incentivar quebras de recordes, fomentar competições, sites na Internet e até um "Dia do Dominó", na Holanda.

Por analogia, fenômenos similares, em que pequenos eventos provocam outros efeitos similares, conduzindo a um resultado maior, são popularmente chamados de efeito dominó.

DOMINÓ ESOTÉRICO E PSICOLÓGICO


A psicóloga Daniele Melo explica que alguns valores humanos podem ser trabalhados também jogando dominó como, responsabilidade para agir de maneira consciente de acordo com o objetivo do grupo, comunicação para delineamento de estratégias, liberdade para trabalhar o desapego de regras anteriores e oferecer espaço para a criatividade e disponibilidade para o novo, e a parceria entre os jogadores para atingirem um objetivo comum.

Pitágoras acreditava que cada número tinha um significado especial, mágico e esotérico. Neste caso, o dominó está cheio das vibrações e combinações matemáticas dos números, pelo que é possível obter alguns conselhos dele. Antes de “ler os dominós”, coloque todas as pedras com os pontos para baixo e embaralhe-as no sentido dos ponteiros do relógio.

Evite que alguma pedra fique com os pontos para cima (se acontecer enquanto embaralha, coloque-a com os pontos para baixo outra vez).

Por enquanto, pense em sua pergunta.

A leitura: Pode pegar uma pedra só e decifrar a mensagem, mas também pode pegar três peças e interpretar o significado da associação entre elas, como se fosse uma história. Uma terceira maneira é “A leitura da linha do tempo”, na qual pega três pedras: a primeira “fala” de seu passado, a segunda se refere a seu presente e a última prediz situações no futuro.

Significado das pedras

0/0: Significa engano, seja porque alguém lhe conte uma verdade pela metade, seja porque você engane outra pessoa.

0/1: Fala de uma força mágica a seu redor que lhe protege. Trata-se de um anjo pessoal ou de sua consciência.

0/2: Aconselha-lhe tratar bem a seu parceiro, sem compará-lo com relações anteriores.

0/3: Gosta de dizer mentiras? Tenha cuidado; a verdade sempre aparece. Tem que ser honesta.

0/4: Quer dizer que na atualidade você não está progredindo.

0/5: Tem um pretendente brincalhão e pouco sério. Vai dar o sim? Guerra avisada…

0/6: Augura várias relações em sua vida. Se você acabou de terminar uma relação, não se preocupe; o amor pode chegar novamente.

1/1: Boa sorte no dinheiro e no amor. Se estiver perguntando por esse homem pelo que se sente atraída, é provável ele se declarar.

1/2: Representa uma relação sentimental, mas vai ser ainda melhor se o número dois ficar mais perto de você.

1/3: Recomenda retomar e finalizar esses projetos inacabados.

1/4: Vai perceber uma melhoria em questões de dinheiro, amor e saúde. Agradeça a Deus pela vida que tem.

1/5: Seja prevenida e não perca suas coisas. No amor, a pedra aconselha que seja mais feminina e vaidosa.

1/6: Augura problemas pequenos em casa ou com membros da família. Tenha paciência.

2/2: Afastou-se do caminho correto? Esta pedra lhe sugere que o retome.

2/3: Vai aprender muito da convivência com crianças. Não é uma má ideia brincar com seus sobrinhos ou filhos.

2/4: Indica que se aproximam mudanças em qualquer de seus âmbitos: trabalho, família, casa, atividades ou hábitos. Leve em conta os aspectos positivos delas.

2/5: A pedra recomenda não iniciar novos projetos no momento. Tem de prestar atenção a sua saúde.

2/6: É possível você se reconciliar com seu parceiro, mas só se a relação era boa e a separação foi consequência de mal-entendidos.

3/3: Sorte inesperada, presentes e encontros com velhos amigos! É possível você ganhar num jogo de azar.

3/4: O homem de seus sonhos finalmente vai se aproximar a você para se conhecerem melhor.

3/5: Muita sorte nos negócios. Seria conveniente iniciar atividades criativas ou procurar um novo emprego.

3/6: Vai fazer boas eleições. Se lhe pedirem um conselho, pense na melhor decisão para essa pessoa.

4/4: Talvez seja convidada a uma viagem ou uma reunião muito agradável.

4/5: Boa sorte no amor, mas não no dinheiro. Se emprestar alguma coisa, vai ser difícil recuperá-la. .

4/6: Não mais coisas negativas! Se tinha inimigos, o destino vai se encarregar de vencê-los.

5/5 Vai ter sucesso em projetos empreendidos durante o mês.

5/6: Vai começar uma relação muito divertida, mas não necessariamente formal.

6/6: Interessa-se pelo mundo espiritual? Você tem dotes para isso. A pedra lhe sugere estudar e pesquisar mais sobre o tema para crescer internamente.

Para obter melhores resultados, desligue a televisão, crie um ambiente tranquilo e se concentre totalmente no dominó. Acenda um incenso com seu aroma favorito e deixe fluir a energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desejo saber sua opinião..