sábado, 17 de fevereiro de 2018

LOUVA A DEUS EM CUMBE

Os louva-a-deus ou cavalinho-de-deus são insetos da ordem Mantodea. Há cerca de 2400 espécies de louva-a-deus,e a maioria das quais vivem em ambiente tropical e subtropical. A maioria dessas espécies é encontrada na Ásia. Seu nome popular decorre do fato de que, quando está pousado, o inseto lembra uma pessoa orando. 

Na natureza, a expectativa de vida desses insetos é de em média 12 meses. As fêmeas geralmente são mais pesadas e possuem um abdômen maior do que o dos machos.

O voo do louva-a-deus é algo impressionante. Remete ao voo de um caça de combate. Ele também tem a capacidade de desviar de ataques de morcegos em pleno voo executando mergulhos.

O louva-a-deus é um animal muito venerado na China, tendo inclusive estilos de Kung Fu baseados em seus movimentos. No Japão, ele é o símbolo dos Samurais.

As fotos são de minha autoria, foram registradas nas visitas na casa do amigo Beto na Bananeiras, Neide sua esposa admiram muito estes bichos devido seu conhecimento de que trazem boa sorte.

Pode-se clicar nas fotos para ver mais detalhes:

Louva a Deus (fotos: Clóvis Samá)



Alimentação

São predadores agressivos que caçam principalmente moscas e afídios. A caça é feita em geral de emboscada, facilitada pelas capacidades de camuflagem do louva-a-deus. Como não possuem veneno, os louva-a-deus contam com as suas pernas anteriores que são captatórias, ou seja, modificadas como garras, para segurar a presa enquanto é consumida. A sua voracidade faz com que sejam considerados muito bem vindos pelos amantes da jardinagem e agricultura biológica, uma vez que, na ausência de pesticidas, são um fator importante no controlo de pragas de jardim. Embora seu prato preferido sejam os insetos, sabe-se que eles também podem se alimentar de pequenos roedores e até pássaros.

Acasalamento

É comum após o acasalamento — que decorre por volta do Outono — a fêmea devorar o macho. Depois do fato consumado, a fêmea põe entre 10 a 400 ovos numa cápsula endurecida que deposita no chão, superfície plana ou enrolada numa folha. Em algumas espécies, a fêmea permanece perto da cápsula e a protege contra os predadores, em particular algumas espécies de vespa. Após a eclosão, o louva-a-deus nasce como ninfa (hemimetabolismo), que é em tudo igual ao adulto excepto na ausência de asas e de órgãos reprodutores maduros.

AS HABILIDADES DO LOUVA-A-DEUS

As marcas registradas do louva-a-deus são:

• a capacidade de camuflagem (mimetismo), se fundindo ao meio do qual faz parte, o corpo fino, esverdeado, alongado e imóvel confundindo-se com ramos de qualquer planta e as asas com as folhas;

A visão multifuncional do louva-a-deus. A capacidade de visão deste inseto é potencializada pelos seus cinco olhos:
• Dois deles (olhos compostos) situados, de forma convencional (onde costumam se situar os olhos dos insetos), acompanham os movimentos do que ele vê ao seu redor;
• Os outros três, situados na região da testa, detectam variações de luminosidade.

LOUVA-A-DEUS E SEU SIGNIFICADO NO XAMANISMO

O louva-a-deus nos remete à capacidade de luta, à entrega ao fluxo da vida, seguindo os movimentos naturais da existência.
Às habilidade de lidar e enfrentar as dificuldades e os desafios que encontra pela frente.
Quem está vivendo um momento, que precisa aprender mais sobre o tempo e a existência, segundo a Medicina Xamã, deve utilizar o louva-a-deus como totem (imagem e visualização deste inseto, mentalizando, refletindo e aprendendo com suas qualidades).

LOUVA-A-DEUS NA CULTURA INDÍGENA

Os índios (tupis) chamam este inseto pelo nome de bicho de "emboici", que significa "mãe de cobra".
O motivo desse nome é que, no interior do abdômen do louva-a-deus, costuma existir, com certa frequência, um verme fino e comprido (um parasita natural).
Para os índios esse verme é um filhote, que, após nascer e crescer, se tornará uma cobra comum.

A SIMBOLOGIA DO LOUVA-A-DEUS NOS SONHOS

Sonhar com um louva-a-deus pode ter vários significados dependendo da história e do momento de vida que a pessoa que sonha está passando. Geralmente seus significados estão associados ao sentimento que o sonhador nutre em um relacionamento ou situação, e que o deixa vulnerável, mas será necessário enfrentar, de frente, essa insegurança e ter atitude.
Em contrapartida, o sonhador pode estar, também, fazendo isso com outra pessoa, submetendo-a à seus desmandos e a deixando insegura, nesse caso, a ação a se tomar é parar com essa atitude predatória.

OS ENSINAMENTOS DO LOUVA-A-DEUS

Coisas que podemos aprender entendendo melhor a vida deste inseto: 
  • A forma de lidar com os perigos e obstáculos;
  •  Adaptar-se ao meio, mantendo o a quietude e deixando o perigo passar;
  • Encarando, de frente, os desafios, enfrentando em posição assertiva e de combate o que ameaçar a sua integridade.

A abnegação do louva-a-deus ao ciclo da Natureza:

No acasalamento com a fêmea, depois, que a fêmea é fecundada, ele se entrega para servir de alimento à ela (canibalismo). Isso, com o objetivo, de que ela fique bem alimentada, enquanto fecunda os ovos e não precise sair para se alimentar, correndo o risco, dela e seus ovos, serem comidos por algum predador. O louva-a-deus, instintivamente, se entrega e aceita o fim de seu ciclo, para que, à partir dele, outros ciclos possam se iniciar.

O ESTILO DE VIDA DO LOUVA-A-DEUS
  • Este inseto gosta mais da vida solitária.
  • Ele, também, é reservado, difícil de encontrar, não se expõe abertamente, se escondendo, em meio às plantas.
  • Através do mimetismo (camuflagem natural), ele se funde entre flores e folhas e, assim, evita ser pego pelos predadores. Dessa forma, utiliza, instintivamente, a Lei do Mínimo Esforço, sem luta e esforço se mantém protegido dos perigos naturais.
  • Ele só aceita o convívio quando é para acasalar com a fêmea, então, cumpre seu propósito para com a Vida e se entrega ao fim de seu ciclo, ao ser devorado pela sua parceira, como vimos, anteriormente.
  • Este inseto, embora pareça uma mansa criatura, é um agressivo predador, alimenta-se de outros insetos, roedores e pássaros (ele é carnívoro).
Assim como cada ser humano, o louva-a-deus, tem sua ambiguidade:
  • de um lado, o inseto protege os jardins e plantações de parasitas; do outro, o voraz predador come até mesmo um inocente beija-flor; 
  • de lado passivo, ele evita os perigos se confundindo ao meio no qual vive; do outro, ataca quando ameaçado, e, se precisar enfrentar um morcego, seu predador natural, ele o fará, corajosamente, em posição de combate, estilo louva-a-deus.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Louva-a-deus
https://www.greenme.com.br/informar-se/animais/5945-louva-a-deus-simbolo-significado