quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

PARQUE IBIRAPUERA

O verde é a cor que percebo quando estou chegando ao parque, do barulho dos carros durante o dia e da calmaria durante a noite. O parque sempre me foi querido por ser ambiente em algumas fases de minha vida, tanto só como em companhia de amigos.

Ibirapuera na língua tupi (ybyrá + pûer + -a) significa "árvores velhas". Era uma região alagadiça, que fora parte de uma aldeia indígena na época da colonização. No século XIX predominavam chácaras e pastagens na área, assim como nos futuros bairros vizinhos.

Ao adentrar pode se caminhar até alugar uma bike ou então a pé mesmo. Dependendo do portão, encontramos ambientes diferentes e o lago é parte central do parque.
Clique nas fotos para maiores detalhes:

Bike alugada (fotos Clovis Sama)

O aluguel de bicicletas no Parque Ibirapuera é feito próximo ao Portão 3. O responsável pelo serviço é Flávio, que aluga somente bicicletas individuais pelo preço de R$ 5,00 a hora.

O espaço da antiga serraria, junto à Praça Burle Marx, é um projeto de 1993 que visou integrar o Viveiro Manequinho Lopes ao Parque Ibirapuera e valorizar suas edificações e árvores notáveis. Hoje é muito usado para prática de yoga e atividades voltada a saúde.

(fotos Clovis Sama)













A praça Burle Marx é extensão e parte do paisagismo do Burle Marx feito no para o Viveiro Manequinho Lopes. Apesar de estar hoje separada por uma cerca das estufas, o espaço sossegado próximo ao portão 7, dá acesso ao Viveiro Manequinho Lopes.










Na Praça Burle Marx fica o Bosque da Leitura e a antiga Serraria, espaços que oferecem tranquilidade para leitura ou prática de exercícios como alongamento e meditação.

O Burle Marx de vez em quando há pessoas se alongando em grupos é legal de ver o parque movimentado, há gente de todo tipo, os comerciantes fazem questão de mostrar credenciais, o que percebi de natural era água de coco os demais são produtos artificiais.

O Viveiro Manequinho Lopes é um viveiro municipal histórico aberto a visitação e fica dentro do Parque Ibirapuera. O viveiro produz mudas de plantas destinadas aos plantios das áreas públicas da cidade. Também no Manequinho e junto a outros dois viveiros de São Paulo é feito pesquisa e experimentação para aprimorar a produção de plantas.


















Em seus 4,8ha no Parque Ibirapuera, o Viveiro Manequinho Lopes possui coleções vivas de espécies vegetais com um rico acervo de 200 espécies diferentes de plantas com potencial paisagístico e à disposição dos visitantes

Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, de 1936, o Viveiro Manequinho Lopes era considerado o maior e mais variado da América do Sul. Neste mesmo ano, o prefeito resolveu incentivar o plantio de árvores na cidade e neste período as mudas eram fornecidas gratuitamente às pessoas interessadas. O amor ao verde era tanto que Manequinho e sua equipe chegavam a fazer jardins gratuitamente em casas e prédios.


























































No viveiro quase não há movimento, talvez por interesse nas plantas, mas fui por curiosidade afinal é aberto ao público e perto de casa tem que considerar.

Herbário é um acervo de plantas identificadas e catalogadas, devidamente prensadas e secas, de modo que ficam preservadas para estudos, por centenas de anos. Desta forma constitui-se em valiosa fonte de documentação sobre o meio ambiente de determinada região. Foi a preocupação com a preservação da vegetação e o conhecimento e divulgação da Flora da cidade de São Paulo, especialmente dos parques municipais, que levou a Prefeitura a criar o Herbário Municipal em 1984. 






























Seu acervo conta atualmente com cerca de 6000 espécimes (entre ervas, arbustos, árvores nativas e ornamentais etc.), coletados principalmente no município de São Paulo. Através do Herbário Municipal é realizada a identificação botânica, atendendo a necessidades técnicas da SVMA e a população em geral. Desde 1995 o Herbário Municipal faz parte do DEPAVE-4 – Divisão Técnica de Desenvolvimento de Tecnologia.

A Praça da Paz é uma área aberta, gramada, no centro do parque. Quando o parque foi criado, funcionou como um espaço para as tendas e pavilhões da festa do IV Centenário da cidade. Hoje, a praça que abriga espécies de árvores dos cinco continentes, como exemplares de dendezeiros africanos, álamos da Europa, flores de abril, da Índia, e melameucas, da Austrália, além de espécies brasileiras, como o pau-brasil, nativo da Mata Atlântica, passou a ser chamada de Praça da Paz, inspirando a cultura de paz entre nações.
















Ao andar no parque sei que devo acautelar-me com surpresas como teias de aranhas, tem partes do parque que se não andar pela calçada ou asfalto, pode-se sentir a natureza.
Deve-se levar água, sempre.





















O ar é fresco com cheiro de terra e das plantas, quando estivermos contra o vento sente-se o cheiro do lago, bonito é ver peixes como as carpas.

A fonte do Lago Ibirapuera funciona todos os dias do ano e tem espetáculo da fonte multimídia. Nos dias de semana, funciona das 9h às 12h e das 18h às 21h. Nos finais de semana funciona das 9h às 12h e das 14h às 18h.





























É bom ir ao parque mais para reflexão e procurar se movimentar, fazer amizades.
O lago é o ponto de encontro da aves, pude presenciar muitas curiosidades como chegar perto de algumas espécies que só via no alto e também os que não se incomodaram comigo, está no filme. 
É o paraíso.
















Para nós o pombo era estranho no ninho, será que achava-se igual?



















































































Ponte metálica ou ponte japonesa – Ibirapuera
Antigamente eram duas pontes arqueadas idênticas e paralelas. Conforme pesquisa podemos conhecer mais em: https://www.archdaily.com.br/br/765082/classicos-da-arquitetura-pavilhao-de-volta-redonda-sergio-bernardes









Sobre as aves que presenciei no parque, segue link onde há entusiastas no assunto:

E neste link pode-se conhecer mais sobre o assunto de recuperação de aves dentro do parque que atendem gratuitamente, confira:

São dois filmes que representam minhas caminhadas no parque.




As imagens são de minha autoria, espero que gostem. Curtem e compartilhem.
Fontes:
https://parqueibirapuera.org
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ibirapuera
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=14062