terça-feira, 23 de janeiro de 2018

INGONGOS, GONGOLOS OU NINGONGOS?

Conforme bióloga Karlla Patrícia artrópodes também conhecidos popularmente como embuás, piolhos-de-cobra. São na verdade da classe dos Diplópodes esse bichinho tem muito deles variando entre 20 e 100. E cada segmento tem dois pares de perninhas.


Gostam de lugares úmidos e com pouca luz. Apesar de algumas espécies chegarem a apresentar 750 patas eles andam lentamente, examinando o caminho com as antenas. Gostam de comer matéria vegetal orgânica em decomposição (detritos, restos de vegetais mortos). O exoesqueleto é bem resistente, apresenta, além de muita quitina, alguns depósitos de sais de cálcio, mas não é totalmente impermeável e por isso a vida dos gongolos é restrita ao ambiente úmido.



Quando são perturbados ou sentem medo, enrolam o longo corpo numa espiral protetora, com a cabeça no centro. Algumas espécies secretam, em glândulas especiais, um líquido de odor forte, contendo iodo e cianeto, que é usado para repelir predadores. Essas toxinas podem causar queimaduras na pele, por isso, cuidado ao brincar com eles.

Quando se sente ameaçado ele se enrola!
A seguir vídeo do bicho: