sábado, 17 de fevereiro de 2018

FLORA DE EUCLIDES DA CUNHA

Ao visitar minhas sobrinhas no povoado de Bananeiras, interior baiano de Euclides da Cunha em 2017, avistei estas flores em seus jardins, com a luz solar intensa despertou-me vontade de fotografar e descobrir suas propriedades, cujas donas não tinham conhecimentos, apenas achavam-nas bonitas e decorativas.

As plantas que fazem parte da flora de Euclides da Cunha relato em uma postagem.

As flores e plantas estão ordenadas em ordem alfabética como: Alamanda; Euphoria Cythopora; Onze horas; Lírio da chuva; Maxixe Bravo; Polyscia Scutellaria ou folha Concha.

Algumas encontradas em jardins e quintais e outras em fazendas e roças na caatinga do povoado de Bananeiras.
As fotos podem ser clicadas para maiores detalhes e apreciar, tiradas por mim com câmera fotográfica compacta.

ALAMANDA 

Alamanda rosa (Foto: Clóvis Samá)
É uma trepadeira florífera que serve, inclusive, para a ornamentação de muros em geral. Pode atingir até 3 metros de altura e possui flores amarelas ou roxas e são delicadas e simétricas. 

O miolo da flor é, na verdade, afundado em elação às pétalas, criando um visual ainda mais bonito. Além disso, a folhagem é bastante volumosa, o que dá um aspecto ainda mais bonito a essa flor.

Nome binomial: Allamanda cathartica, também conhecida como dedal-de-dama é uma planta tóxica ornamental da família Apocynaceae.

É uma trepadeira arbustiva e latescente. Possui quatro folhas verticiladas, oblongas ou ovadas, acuminadas e glabras.


Uso Medicinal e Toxicidade 

Esta planta tóxica é muito utilizada na medicina popular, principalmente como purgante (catártico). Porém, este uso, bem como as ingestões acidentais da planta, acarretam distúrbios gastrintestinais intensos caracterizados por náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarréia, em razão da presença de saponinas.

Mas é preciso deixar a alamanda longe do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães. A beleza e as possibilidades decorativas da alamanda escondem um fator de risco: o látex resinoso e venenoso encontrado em toda a planta. Ele pode causar dermatites quando em contato com a pele. 

O alerta vale também para outras espécies que fazem parte da família das alamandas.
Entre os efeitos colaterais da ingestão em excesso da alamanda, estão: vômito, náuseas, cólicas, diarreia e, por consequência, desidratação. 

Em alguns casos, os pacientes chegam a sofrer choques causados pela perda de líquido no organismo.
A toxicidade, por outro lado, faz da alamanda uma eficiente aliada contra pragas de jardim. Entre elas, pulgões e cochonilhas.
Você só precisa fazer um “chá” das folhas picadas da planta com água quase fervendo; esperar esfriar e, com auxílio de um aspersor, borrifar o líquido na vegetação atacada. 

Se o problema tiver grandes proporções, é preciso reaplicar a substância.
Sempre lembrando de não utilizar recipientes para alimentos, usar luvas ao cortar as folhas e esperar um dia sem sol ou comecinho da noite para fazer isso. E não aplique o “chá” de folhas de alamanda antes de chover, para não diluir o veneno. Ele também não deve ser guardado, porque perde sua eficácia devido à característica volátil do preparo. 

Aproveitada com precaução e os cuidados certos, é possível ter lindas alamandas compondo ambientes com exuberância e charme.

Fontes: http://tudoela.com/alamanda/
https://iloveflores.com/nomes-e-fotos-de-flores-brasileiras-populares-e-raras-do-brasil/

Euphorbia cyathophora 

Após tentar localizar sem sucesso na internet por imagens esta planta, entrei no grupo de facebook "IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS", o membro chamado Otávio Marques me informou o nome e localizei as informações que seguem na forma resumida, os links para conhecer mais estão no rodapé da postagem.


Euphorbia cyathophora é nativo da América, também encontrados nos países com México, E. U. A. e Austrália, podem ser facilmente descartados como ervas daninhas para jardins arrumados. Tem qualidades purgativas.




Esta espécie é venenosa para os seres humanos. Suas hastes contêm uma seiva leitosa (ou seja, látex) que é altamente irritante quando entra em contato com a pele ou quando é acidentalmente esfregada nos olhos.

Fontes: https://keyserver.lucidcentral.org/weeds/data/media/Html/euphorbia_cyathophora.htm
http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Euphorbia_cyathophora


CRISTA DE GALO

Crista de Galo (Clóvis Samá)
A flor crista de galo tem como nome científico Celosia cristata, mas pode ser conhecida no Brasil por outros apelidos como Amaranto, Celósia e Suspiro. É uma planta extremamente usada em decoração de eventos porque tem cacho cheio e pode ser encontrada em algumas variações de cores. 

Para casamentos é uma das mais pedidas para arranjos de mesas de convidados.

A flor amaranto é do tipo herbácia e tem ciclo de vida anual e pode alcançar facilmente os 9 metros em sua fase máxima. 
Contudo, é mais comum encontrar a planta com até seis metros de comprimento no território nacional. Suas pétalas são realmente belas, com brilho e textura aveludada. 

Há quem toque em uma planta natural e acredite estar tocando em uma de plástico de tão macia que são as pétalas. Como ela é florida e cheia, alguns cultivadores comparam o seu formato com um de um cérebro, parecendo muito mesmo realmente.

Uma das vantagens de ter uma flor crista de galo no jardim é seu poder de produzir diversas sementes. Com apenas uma muda bem cultivada, é possível florescer um jardim inteiro pela grande quantidade de boas sementes. Não necessita de muita água e floresce sempre no verão. O ideal é um cultivo com sol pleno (posição soalheira) e muitos compostos orgânicos para ajudar em seu amadurecimento saudável.

O ideal é ser plantada pela primeira vez durante a primavera, fazendo assim a planta crescer nos meses quente e por isso mais saudável. Pode ser plantada no inverno sem qualquer problema. Contudo, seu desempenho será bem menor. Uma dica interessante é começar o seu cultivo apenas quando a temperatura noturna está em torno de 15º C.

Fonte: https://iloveflores.com/flor-crista-de-galo/

ONZE HORAS 

Onze-horas (foto: Clóvis S. Dias)
Ao avistar esta flor em um jardim no povoado de Bananeiras em Euclides da Cunha, percebia que as cores desta flor na foto era muito intensa, não enxergava os detalhes, me confundia se eu não estava precisando trocar de óculos, o amigo Beto me disse que era a flor das onze, sempre de manhã eu via e mais tarde procurava e não achava, curioso. 

Pesquisei na internet e contei em casa e minha tia queria uma semente. Da próxima viagem prometi que trarei.

A Flor Onze-Horas, cujo nome científico é Portulaca grandiflora, pertencendo à família das Portulacaceae, que tem origem na América do Sul, estando presente a partir do sudeste do Brasil até a Argentina e o Uruguai. Além disso, ainda pode ser observada na parte sul da Ásia, por isso, em Bangladesh é chamada de “Time Fool”, cuja tradução pode ser algo em torno “bobo do tempo”, em razão de suas flores aparecerem conforme o horário, sempre entre as onze horas e o meio-dia, daí o seu nome.

Em muitos lugares ela é chamada de Beldroega, o que pode incluir outras diferentes espécies de flores. Em nosso país ela é chamada mesmo de onze-horas, pois esse é horário que ela inicia a abertura de suas flores.

Características



Essa planta tem no máximo vinte centímetros de tamanho e, como já dissemos, possui as folhas bastante carnudas, ganhando destaque especialmente pela beleza de suas flores, que florescem o ano todo e numa quantidade grande, apresentando uma enorme variedade de cores, fazendo dela uma planta perfeita para trazer mais alegria ao jardim.

Suas flores têm tamanho de mais ou menos 03 centímetros, contendo cinco com colorações variadas, como rosas, laranjas, vermelhas, amarelas e brancas.

De acordo com o costume em certos lugares, presentear alguém com onze-horas é uma confissão de amor. 

Dicas de Plantio 
O melhor local para cultivo é aquele em que mais bata sol, já que ela não tem restrições quanto às radiações em excesso, pois o sol ajuda no florescimento e abertura das flores. Ao contrário do que se possa pensar, essa não é planta difícil de ser cuidada, basta que se tenha os cuidados básicos e certamente o resultado será o melhor possível.
Outro ponto que deve ser levantado é que, as pessoas que não estão habituadas a cultivas tal planta vão se assustar quando as flores da mesma se fecharem no período da noite, é normal, e, no outro dia, assim que o sol nascer elas começarão novamente a se abrir.

Observações Importantes
As pessoas que moram no sul do Brasil, não cultivem a planta em períodos de frio intenso ou geada.

Mais Dicas 
As onze-horas devem ser plantadas primeiramente em potes, os mesmos que se faz o cultivo inicial do morango, ou ainda em potes de argila juntamente com as bolsas próprias para o plantio. 

É complicado de se manter outras plantas com a hidratação adequada em potes para morangos, porém, essa planta em particular está habituada a sobreviver bem em condições áridas.


A onze-horas é uma flor bastante forte e que pede uma drenagem adequada, tornando-se uma excelente opção para encostas e solos arenosos. Além disso, ela precisa de muito sol para que se mantenha saudável, sendo preciso de 06 a 08 horas de luz solar direta.

Todos que moram do sudeste ao norte de nordeste do Brasil podem cultivar sem medo a onze-horas, pois certamente terão jardins floridos e convidativos o ano todo.

LÍRIO DA CHUVA

Ao viajar no interior baiano de Euclides da Cunha, encontrei essas flores brotando após chuva, também por interesse dos moradores que desconheciam essa flor, comprometi-me a encontrar e divulgar as informações a respeito desta curiosidade. 

Conforme minha pesquisa na internet, insiro nesta postagem partes dos textos cujas informações mais interessantes aos leitores.


Lírio da chuva (foto: Clovis Samá)

QUAL O SIGNIFICADO DOS LÍRIOS?
Por ser uma das flores mais antigas do mundo, o lírio possui uma pesada bagagem cultural e, por isso, é rico em significados diversos. De modo geral, em suas versões brancas ele representa a pureza e inocência, assim como uma conexão espiritual.

O lírio também é considerado a flor do amor, assim como da sensualidade e sedução graças ao seu pistilo mais pronunciado.
Além disso, o fato de seu perfume conter endorfinas, que garantem o bem-estar, faz com que essa flor seja considerada a flor da felicidade, da alegria, da prosperidade e da amizade. 

Outros significados incluem a maternidade, admiração, respeito e, acredite se quiser, em alguns casos a decepção.

COMO PESSOAS ALÉRGICAS PODEM APROVEITÁ-LOS?
Sobre o cheiro, entretanto, a verdade é que muita gente possui alergias severas que as impedem de entrar em contato com qualquer tipo de flor. Os lírios são ainda piores para os alérgicos, já que seu perfume é bem forte.

Por isso, quem for alérgica ou tiver pessoas alérgicas em casa e 
quiser aproveitar os lírios é só comprar opções artificiais. Escolha as opções de silicone e que sejam mais fiéis ao original e aproveite toda a beleza sem nenhuma alergia.

Os lírios são flores igualmente tradicionais e antigas, estando presentes em todo o mundo e nas mais diferentes espécies e cores. 

Diversas espécies e híbridos do gênero Zephyranthes são conhecidos como lírio-da-chuva ou lírio-do-zéfiro. As espécies mais comuns e utilizadas em melhoramentos são a Z. rosea, a Z. grandiflora, a Z. atamasca e a Z. robusta. 


Lírio da chuva (foto: Clovis Samá)
As folhas deste lírio são afiladas e longas. As flores são solitárias e podem ser grandes ou médias, simples ou dobradas, apresentando, de acordo com a variedade, coloração rósea ou salmão em diversas tonalidades. 

Sua utilização paisagística é ampla, prestando-se para a formação de maciços sobre o gramado e bordaduras, em canteiros ou em vasos, e adaptam-se muito bem a jardins de pedra. 

De acordo com a variedade e o clima em que está inserido, pode florescer durante a primavera, o verão e ou o outono, normalmente após dias fortes de chuva. Os bulbos descansam durante o inverno, época em que não podem ser molhados.

Fontes: https://iloveflores.com/flor-de-lirios-especies-cores-usos-significados-origem/
https://www.jardineiro.net/plantas/lirio-do-zefiro-zephyranthes-spp.html


Polyscias scutellaria ou folha concha


Polyscias Scutellaria (Clovis Samá)
Polyscias Scutellaria é um tipo de planta que não é apenas lindamente usada como uma árvore decorativa, mas também pode ser usada como uma planta medicinal. Especialmente na família araliaceae, é dito que vem do arquipélago de Java. Hoje em dia, é amplamente plantada em áreas tropicais e subtropicais.

Distribuição
- Plantada para fins ornamentais.
- Provavelmente de origem malaiana.

Nomes locais: 
Mamanukan (Sunda), godong mangkokan (Java) tigelas (Sumatra); Bolinha de folhas (Menado), mangko-mangko (Makasar); Matari de borracha, sawoko (Halmahera), rau paroro (Ternate); Platitos (Tagalog), folha de pires, folha de casca (Inglês) e Folha Concha (Brasil).
Esta planta é freqüentemente usada como uma planta ornamental ou como uma planta limitadora ou cerca do quintal.
Ao ter uma folha que se assemelha a uma tigela, esta planta não é muito alta, mas se ela vive em uma região pode crescer até 6 metros de altura
Acredita ter os benefícios e as propriedades necessárias para a saúde, como acelerar a digestão, reduzir a perda de cabelo, como anti-sépticos e muitos outros dos desejos e benefícios conforme pesquisados nos saites malaianos:

As caules e as folhas contêm cálcio-oxalato, peroxidase, amígdalina, fósforo, ferro, gordura, proteínas e vitaminas A, B1 e C. 

Polyscias Scutellaria (Clovis Samá)

Propriedades
- Considerada cicatrização de feridas.
- Estudos mostraram cicatrização de feridas e propriedades de inibição da peroxidação lipídica.

Peças utilizadas
Folhas, cascas e raízes.
As folhas são comestíveis. Folhas jovens usadas como ingrediente em ensopados.

Folclórico:
- As folhas são mergulhadas em água fervente e aplicadas quente na região oposta à bexiga para induzir a micção.
- Folhas e raízes são misturadas com salsa e usadas como diuréticos.
- Folhas são usadas para vestir úlceras.
- Nas Ilhas Vanuatu, o suco de folhas utilizado no período pós-parto imediato para facilitar a expulsão de fragmentos placentários. 

Também pós-parto, decocção de folhas utilizadas como solução de limpeza.
- Usado como laxante, anti-séptico e desodorante.
- No Pacífico Ocidental, casca macerada usada para o tratamento da intoxicação por ciguatera.

Polyscias Scutellaria (Clovis Samá)
Outros
- Forragem: Folhas utilizadas como forragens para gado.
- Folhas usadas como prato de comida ou vaso de bebida.
- Usado como planta de cobertura.
- Hastes usadas como combustível em áreas e tempos de escassez de madeira combustível.


Fontes originais:
http://www.sampulpertanian.com/2017/02/tanaman-mamangkokan-polyscias.html
http://www.iptek.net.id/ind/pd_tanobat/ view.php? mnu = 2 & id = 120
http://namabuahdansayur.blogspot.com.br/2011/06/mangkokan.html
http://www.stuartxchange.org/Platito.html


MAXIXE BRAVO

Maxixe bravo (foto: Clovis Sama)
Ao caminhar na roça de Bananeiras, junto com El Chapatín e Beto, avistei o parecia para mim um kiwi amarelo, me disseram que era maxixe bravo, não sabiam da serviencia, então deixavam ali mesmo, fotografei e quase esqueci o nome quando pesquisei para descobrir suas características.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Cucumis dipsaceus (Lata e Mittal, 2015) é uma planta originária da Etiópia, África e distribuída em países vizinhos, como Quênia, Uganda, Somália, Tanzânia e Sudão. Conhecido também como maxixe-bravo. No Brasil, é muito comum na Região Nordeste.

Características
O maxixe-bravo apresenta ramos bem distribuídos por entre galhos de outras plantas; folhas tripartidas e aveludadas. Seus frutos, quando imaturos, apresentam-se na cor verde (tom claro) e amarelos quando maduros, medindo aproximadamente 6,08 cm de comprimento e 3,85 cm de diâmetro, com peso total da massa medindo aproximadamente 48,26 g, dispondo de grande quantidade de sementes, as quais se assemelham às sementes do maxixe comum, medindo entre 3 e 3,5 mm de cumprimento e 1,5 mm de largura e na cor bege. 

A característica principal são os espinhos frágeis, semelhantes a pelos, que não chegam a ferir a pele. 
O dipsaceus é comum nos campos de pastagens em estados do Nordeste do Brasil, por ter preferência por clima quente e seco.

Uso
Em algumas regiões da África, as folhas são consumidas cozidas na alimentação. Embora saiba-se que seus frutos são ricos em minerais, proteínas e aminoácidos em quantidades satisfatórias, não se tem estudos sobre o uso correto da planta. 

No Brasil, é pouco conhecida e não se tem conhecimento do seu uso na alimentação nem humana nem animal; além disso existem poucos estudos que avaliem sua importância, e onde ela ocorre acredita-se que seja uma planta tóxica. 

No entanto, ela é usada como planta decorativa em algumas regiões.


TAGETE TENUIFOLIA

Tagete Tenuifolia (Clovis Samá)

Tagetes é um gênero de 56 espécies de plantas principalmente herbáceas anuais e perenes da família do girassol (Asteraceae or Compositae). É popularmente conhecida em Portugal como cravo-de-burro, no Brasil como flor-dos-mortos e ainda como cravo-amarelo, cravo-de-defunto, cravo-africano, cravo-da-índia e rosa-da-índia. 

O gênero é nativo da América do Norte e Sul, mas algumas espécies se naturalizaram ao redor do mundo. Suas flores são alaranjadas, amarelas ou vermelhas, a maioria com odor muito forte.

Conforme localizado no Wikipédia, há várias espécies de Tagetes:
Tagetes erecta L.
Tagetes filifolia
Tagetes lacera
Tagetes lemmonii A. Gray
Tagetes lucida Cav.
Tagetes micrantha Cav.
Tagetes minima L.
Tagetes minuta L.
Tagetes patula L.
Tagetes pusilla Kunth
Tagetes fenuifolia

Tagete Tenuifolia (Clovis Sama)

Jardinagem
Eles são muito resistentes e podem sobreviver a pequenas geadas. A planta é bem adaptada a uma posição principalmente ensolarada, e um solo bastante drenante. O solo excessivamente fértil pode fazer com que as plantas se tornem espessas e produzem menos flores. 
Muitas vezes é usado como uma planta complementar para suas propriedades repelentes de insetos.

Outro
Algumas espécies de Tagetes possuem um perfume característico, que repele insetos como mosquitos, pequenos animais e insetos pequenos e escavados. O Tagetes tenuifolia é um desses e muitas vezes é plantado perto de pequenos riachos ou zonas propensas a poças para repelir insetos, especialmente mosquitos.

O mais próximo da flor em questão das fotos seria: Tagetes tenuifolia

Etimologia
Tagetes é derivado, provavelmente, da latinização do nome de uma divindade ou legislador etrusco conhecido como Tages ou tagete. Segundo a lenda, Tages teria se revelado a um camponês que arava sua terra e, por engano, fizera um buraco mais profundo que os outros. O deus surgira na forma de uma criança e o lavrador, assustado, proferira um urro tão forte que a aldeia inteira fora em seu socorro. Cercado pela pequena multidão etrusca, Tagetes começou a discursar e ensinou aos etruscos o dom da profecia.

O nome cravo-de-defunto foi difundido de duas maneiras. Primeiro, pelo costume mexicano, que chegou aos dias atuais através dos astecas e seus descendentes, mas cuja origem remonta ainda a um povo anterior, que habitava o estado de Malinalco, no México. Chamavam-na tonalxochitl, e tinham o costume de colocá-la sobre a tumba de seus mortos, acreditando que as pétalas amarelas eram capazes de guardar o calor do sol.

Atrai borboletas. Acredita-se que as secreções naturais de suas raízes repelem ou matam nematódeos ou nematoides fitoparasíticos presentes no solo, e assim é considerada uma excelente planta companheira, sendo frequentemente cultivada também entre as linhas de plantio das hortaliças nas hortas.

A tagete além de linda, também pode servir como alimento, seu gosto é levemente amargo. As pétalas são empregadas em saladas, sopas, molhos, pudins, bolos e pães. Substitui muito bem o açafrão. 

Fontes originais:
https://blog.plantei.com.br/descubra-uma-flor-que-alem-de-linda-e-comestivel/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tagetes
https://davesgarden.com/guides/pf/go/71792/