sábado, 17 de fevereiro de 2018

CAVALO DO CÃO NA BANANEIRAS

Avistei este bicho alado de tão bonito que era, fotografei de perto e perguntei ao amigo Beto que me falou pela primeira vez que era o...Cavalo do cão 

Cavalo do cão (fotos: Clovis Dias) 

Conforme encontrei na Wikipédia:

Os termos marimbondo-caçador, maribondo-caçador, marimbondo-cavalo, mata-cavalo, vespa-caçadora, vespa-de-cobra, vespão, caçador-de-aranha, caba-caçadeira, come-cobra, come-aranha, cavalo-do-cão e caçununguçu fazem referência aos marimbondos da família dos pompilídeos, especialmente aos indivíduos do gênero Pepsis Fabricius. Trata-se de uma vespa parasitoide que caça aranhas para servirem de hospedeira e futura refeição para suas larvas, que crescem se alimentando dos órgãos não vitais da aranha até terem tamanho suficiente para sobreviverem por conta própria.

Na fase adulta se alimenta de néctar e alimentos ricos em açúcar, o macho é visivelmente menor do que a fêmea.

Apesar do grande porte e o jeito intimidador, esta vespa não é agressiva e somente ataca humanos para defesa.

Etimologia

O termo "caçador" é uma referência ao fato de tais insetos capturarem aranhas para, após paralisá-las com sua ferroada, servir de alimento às suas larvas. "Marimbondo" e "maribondo" se originaram do termo quimbundo marimbondo, "vespas". "Vespa" se originou do termo latino vespa. "Caba" se originou do termo tupi kawa. "Caçununguçu" se originou da junção dos termos tupis kawa (vespa), sï'nunga (ressoando) e uçu (grande).

Picada

O entomólogo Christopher K. Starr do departamento de entomologia da University of Georgia, criou um índice de dor, que vai de 1, bem leve ou indolor, a 4, os mais doloridos de todos, a picada da Vespa Caçadora de Tarantulas foi classificada como nível 4 de dor, a escala de dor pode ser vista no site logo abaixo em referencias.

Como tratar picada de marimbondo

A primeira coisa a fazer é verificar se o bicho continua agarrado à pele. Se assim for retire-o mas tenha cuidado para que ele não consiga injetar mais veneno. Saia imediatamente da proximidade do local onde foi picado, se conseguir se proteja entrando em casa ou no carro. Retire o ferrão da picada se é que o bicho deixou ele. A zona vai ficar dorida, vermelha, com comichão e inchada. No entanto não deve tocar nela, nem sequer coçar. O que deve fazer é o seguinte:

  • lavar a zona de picada com água e sabão neutro (evitar infeção); 
  • aplicar uma compressa com água fria sobre a picada (diminuir inchaço) 
  • tomar um anti-histamínico oral ou uma pomada corticosteroide (diminuir coceira) 
Pode acontecer que comece a ter uma reação alérgica forte, que pode evoluir para um choque anafilático. Se começar a ter falta de ar, tonturas, peito apertado, ou mesmo sensação que vai desmaiar consulte um médico rapidamente. Pode ser alérgica ou não ao veneno do marimbondo, mas nesses casos convém não arriscar.

Mais uma vez para quem vive ou se encontrar na região de Euclides da Cunha, os endereços e telefones dos hospitais:

  • Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães Hospital Geral que se localiza na Avenida Renato Campos, s/n • (75) 3271-1841 com atendimento 24 horas; 
  • Hospital Português, também hospital Público que fica na Rua Pedro Agres de Carvalho, 595-611 • (75) 3271-1841. 
Remédios caseiros para a picada de marimbondo

Existem alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas da picada do marimbondo, no entanto é de referir que deve sempre consultar o médico se não estiver certo/a de que é alérgico/a ou não ao veneno do inseto.

Aqui ficam os procedimentos caseiros para a picada de marimbondo:


Cavalo do cão (fotos: Clovis Dias) 

  • Água corrente passando na picada, ou utilizar um pano com gelo dentro e colocar para aliviar o inchaço; 
  • Coloque saliva na picada, e em seguida um torrão de açúcar meio úmido; 
  • Pode usar cebolas cortadas, ou sumo de limão natural sobre a zona afetada; 
  • Pode também umedecer um pedaço de algodão com cachaça e aplicar na picada. 
Veja vídeo:

Para conhecer os saites que compõem este post:
https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-picada-de-marimbondo-25779.html

No youtube há vídeo de um apresentador de TV sendo picado e suas reações, confira:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=358&v=MnExgQ81fhU