sábado, 17 de fevereiro de 2018

GALINHAS DE BANANEIRAS

Durante as viagens para Euclides da Cunha, presenciei duas raças de galinhas curiosas que dificilmente vejo em São Paulo, são elas: California Gray e Sedosa.

Visual fim do dia onde as aves usam galhos como poleiros. (foto: Clóvis Dias) 

Sedosa

As Sedosas, também Silkie ou Moroseta, são uma raça de galinha com várias características incomuns, tais como o corpo e ossos azul escuro, lóbulos das orelhas azuis, cinco dedos em cada pé (a maioria dos frangos só possuem quatro) e um tufo de penas na cabeça e nas pernas. Elas são muitas vezes expostas em mostras de aves, e possuem em várias cores (vermelho, amarelo, azul, preto, branco e perdiz).



Galinha de neve na roça de Cícero

As sedosas são conhecidos pelo temperamento calmo e dócil. A espécie e provavelmente originária da China ou do Sudeste Asiático.

California Gray


Galinha de chapéu na roça de Djalma

Conforme Wikipédia, a Califórnia Gray é uma raça de galinha desenvolvidos no estado da Califórnia nos Estados Unidos em 1930 por James Dryden, professor de ciência avícola na Oregon Agricultural College, hoje Universidade do Estado do Oregon. O objetivo do criador da raça foi o de produzir um frango de duplo propósito, que era adequado para a produção de carne e postura de grandes ovos brancos. Ao cruzar Plymouth Rock Barrada (Carijó) e Legorne branco, uma linhagem autossexável com plumagem barrada cinza (como adultos) foi obtida.



A raça nunca foi reconhecido oficialmente pela exposição da Associação Americana de Avicultura, e hoje a Califórnia Grays são uma raça rara. Eles foram depois usadas para desenvolver o híbrido comercial California White.