sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

SOBRE NOTÍCIAS FALSAS

(fake news)...
Recebi hoje de manhã 24/01/18 mensagem de grupo religioso no whatzap:


“Oremos pela Bolívia. Igreja sendo invadida por policiais. Fecharam as portas com pessoas dentro. O que fizeram lá dentro... que o Sangue de Jesus seja derramado sobre a Bolívia.”
Junto com vídeo:



Então localizei a reportagem explicando o fato real, sendo que havia detalhes que me deixaram em dúvida como as vestimentas e tecidos com detalhes que pareciam escritos em árabe conforme no início do vídeo quando a câmera visualiza as cadeiras.

Ao pesquisar na internet, localizei esta matéria que a explosão ocorreu em 09/04/2016 no saite da Progresso originalmente como matéria da UOL notícias:
Explosões em igrejas cristãs deixam dezenas de mortos no egito
Explosões em duas igrejas cristãs coptas no Egito deixaram ao menos 36 mortos e mais de uma centena de feridos neste domingo (9), segundo um comunicado do ministério egípcio da Saúde. O primeiro alvo foi um templo em Tanta, a quinta maior cidade do país, seguido de um ataque em Alexandria, a segunda mais populosa cidade egípcia.
Inicialmente, a TV local informava que nenhuma organização havia assumido os ataques. O grupo radical Estado Islâmico, no entanto, reivindicou o atentado, por meio de sua agência de notícia, a Amaq.
Os ataques deste domingo acontecem 20 dias antes da visita do Papa Francisco, que planeja ir ao Egito nos dias 28 e 29 deste mês, em sua primeira viagem ao Oriente Médio.

O que é a Igreja Copta
Menos conhecida no Brasil, a Igreja Copta é uma das primeiras da história do Cristianismo. Ela nasceu algumas décadas depois da crucificação de Jesus Cristo quando, segundo a tradição, o apóstolo Marcos saiu da Terra Santa e foi fundar a Igreja de Alexandria no Egito. As igrejas caminharam juntas até o ano de 451, quando os coptas se separaram dos outros cristãos por conta de uma discussão sobre a natureza de Jesus.
A discussão teológica deixou de ser motivo para desavenças e hoje os coptas, os ortodoxos e os católicos são bastante parecidos na fé. Os coptas não acreditam em purgatório, dizem que as almas das pessoas mortas vão direto para o céu, ou para o inferno. A missa copta é rezada em árabe e em uma língua copta milenar.

Fonte: http://www.progresso.com.br/caderno-a/brasil-mundo/explosoes-em-igrejas-cristas-deixam-dezenas-de-mortos-no-egito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desejo saber sua opinião..